terça-feira, 29 de novembro de 2011

Xamanismo

Xamanismo é uma religião, espiritualidade, cultura, pratica de cura e filosofia de vida de origem primitiva, que a história diz ter tido origem na Sibéria, sendo o presente do Deus e da Deusa a humanidade, um presente do divino a nós seres humanos.
O Xamanismo é um conjunto de práticas indígenas religiosas, espirituais, mágicas e etno-médicas, herdada de seus ancestrais, esta sabedoria e conhecimento é passado através da Iniciação, que é o Vôo do Xamã ao universo e ao Outro Mundo, que só é realizada através da providência divina.
O Xamanismo tem diversas práticas, as principais são essas:

  • A Busca por estados Alterados de Consciência, Vôo da Alma / Êxtase. O xamã é um especialista e um mestre da viagem estática

  • A capacidade de viajar em espírito assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. Este vôo mágico é um dos fundamentos do xamanismo

  • Viagem por mundos paralelos ( Reino dos Espíritos). Mundos invisíveis à realidade ordinária a fim de guiar espíritos e obter conhecimento espiritual.

  • O xamã atua como canal de cura. Tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos animais e seres da natureza.

  • Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presença de Deus em todas as manifestadões do Universo

  • Interação com espíritos da natureza

  • Utilização de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de consciência (tambores, maracás, etc)

  • Conhecimento sobre o fogo

  • Utilização de plantas (purificação, enteógenas, medicinais, magnéticas)

  • Canções de Poder

  • Danças

  • Respiratórios e dietas

  • Contação de histórias, preeleições.


O Xamã é o Iniciado que morre e o seu espirito vai até a Terra (Mundo Subterâneo), e o seu renascimento ocorre através da providência da Deusa Mãe, e o seu renascer se completa com a viajem através dos três mundos (Divino, Intermediário,Subterrâneo). O Xamã é iniciado através de ritos de passagem que são realizados após a vivencia de préssagios que mostram que a pessoa tem permissão divina para se tornar um Xamã, a iniciação é realizada de diversas formas como:

1) vocação espontânea (chamamento ou eleição)
2) transmissão hereditária da profissão xamânica
3) por decisão pessoal ou, mais raramente pela vontade do clã.

A Iniciação do Xamã no caminho é uma morte do corpo físico, para que ele possa renascer espiritualmente, é o ascender da Serpente Kundalini no Xamã que proporciona alcançar outros mundos, essa morte é vivida de diversos modos (muitos Xamãs relatam sentir sua cabeça ser arrancada de seu corpo, outros relatam ter os ossos despedaçados e a dor preenchendo o seu corpo inteiro) está morte proporciona o renascer do Xamã, assim como tudo na natureza nasce, morre e renasce, esta é a Roda da Vida que gira eternamente no universo, e o Xamã é o feiticeiro dançarino que dança ao som da vida, morte e renascimento, a prática do Xamanismo é uma dança com o mistério da vida.
O Xamã é a pessoa que faz a ponte entre o mundo físico e o espiritual, trazendo a sabedoria dos espíritos, o conhecimento da vida e de seus mistérios, assim como práticas para o beneficio próprio e do clã, sendo assim um homem que tem o respeito de todos ao redor pela sua experiência espiritual que nao é apenas um título mais sim reconhecida por todos, nao existe autoploclamacao no xamanismo.
O Xamã é um pai, mãe, sacerdote, bruxo, feiticeiro, curandeiro, conhecedor dos mistérios é aquele que está em frente de todos na tribo mais que mantem o amor, paz e humildade em seu coração e em sua vivencia social com a tribo, ou o clã. O Xamã vive a devoção a natureza para se religar ao Pai Céu e a Mãe Terra (Ísis, Astarte, Diana, Hécate, Deméter, Kali, Inana, Pachamama, etc...), o amor para que a sabedoria possa ser compartilhada com todos que precisam, a paz para que possa alcançar a divindade, e a humildade que todo avô tem com seus netos.
O Xamanismo abraça toda humanidade, e está alem da raça, cor, religião, etnia, cultura e crença dos seres humanos, é uma pratica que pode ser adaptada por qualquer pessoa que queria ter um espiritualidade mais ligada a natureza e aos seus ciclos, é um legado da humanidade que pertencem a todos, nao precisa ser um Xamã para praticar o Xamanismo, ja que a Deusa Mãe abraca a todos, e todos somos seus filhos.

Viver a vida como um Xamã é vôar como uma águia sobre o sol e todo o universo e alcancar o outro mundo, trazendo a benção, sabedoria, conhecimento e amor no coração para que ele possa ser o sol interno que brilha dentro de si e que ilumina o caminho da vida que compartilhamos com todos, pois todos somos irmãos e filhos da Deusa Mãe.


Que os Deuses Abençoe a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário