sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Egito - Despertar do Sol

O Egito é um país que vive para o sol e via ele como Deus (Atum-Rá), e Rá nascia todos os dias abençoando todo o Egito e a todos que viviam la com as bençãos do Rio Nilo também que era o rio sagrado para os egípcios trazendo bençãos, alimento, felicidade e prosperidade.
Deus Rá nascia todos os dias sendo o sol no céu, ele entrava em seu Barco Solar após a morte de Apep (Serpente-Monstro do mal e inimigo dos Deuses) que era morto por Seth, e o despertar do sol acontecia e Rá era celebrado por seus sacerdotes em seu templo todos os dias. Todos os Deuses do Egito eram celebrados ao nascer do sol, eu como um servo de Ísis celebro o Despertar de Ísis ao amanhecer.

O Despertar do Sol:

O sol está na escuridão e no mundo subterrâneo, o Egito está escuro e tudo está envolto em trevas, o sacerdote do Deus Rá entra no templo do Deus Rá e irá entrar na Casa do Deus (Casa do Deus é a sala onde está o altar sagrado e onde está o NAOS que é uma arca do santuário decorada de tamanho apropriado para a estátua), o sacerdote olha o sol nascer aos poucos e relembra o Ritual - da - Meia - Noite que foi feito a noite no templo para fechar suas portas para que Rá pudesse dormir e os mistérios de Khepra fosse exaltados, a porta do santuário era fechada e a porta era amarrada com cordas, e colocava-se um lacre de cera ou argila sobre o nó para que pudesse ser quebrado ao amanhecer assim como Apep era morto. O  Alto Sacerdote ao relembrar passado eleva a espada sagrada e quebra a argila da porta do santuário desatando o nó, as velas, lampiões e o fogo sagrado eram acesos em honra ao amanhecer, as oferendas antigas eram retiradas e com partilhadas com que vivia ou dependia do templo. Deus Rá está nascendo ao céu e todos os Deuses celebram a vida, o Alto Sacerdote olha ao céu e ora em voz alta:
Deus Rá
Dua Rá
Iwy Em Hotep!
Eu sou o Alto Sacerdote de vós Deus Rá e venho apresentar-se diante de ti Divindade Sagrada,
Oh Grandioso,
Eu entro em seu templo, em espirito, mente e corpo purificados, tendo passado por Shu e Tefnut seus filhos que me fizeram puros,
Eu sou o Alto Sacerdote (Nome) filho do Antigo Sacerdote,
E vim servir a Vós.

O Alto Sacerdote orava e cantores, entoadores e músicos despertavam a Divindade, a estátua era despertada, refrescada, ungida e vestida acima do NAOS e os sacrifícios e oferendas davam continuidade ao rito sagrado.
O despertar do sol era celebrado todos os dias não só para Rá como para os outros Deuses também, e este era o rito principal do templo e era fechado ao publico, aberto apenas em festividades especiais.
Bom esse texto apresenta o Despertar do Sol no Egito, como eu o vejo e segundo meus estudos de Egiptologia, espero que tenham gostado.

O sol nasce ao amanhecer e traz a benção dos Deuses a nós seres humanos que somos filhos e servos Deles, o rio está abençoado por Osíris e Ísis e transborda com a paz e felicidade que vem de Sothis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário